Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27959
Título: Competências gerenciais no contexto da gestão pública municipal de Brejinho - PE
Autor(es): Sousa, Jacimone Delfino de
Palavras-chave: Competências gerenciais
Gestão pública
Desenvolvimento de competência
Administração pública
Data do documento: 30-Set-2022
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever a percepção dos gestores acerca da importância e do domínio das competências de gestão sob as quais estão relacionadas ao desempenho de sua função. O referencial teórico aborda a gestão de pessoas no setor público e a gestão de pessoas por competências, compreendendo o conjunto de órgãos que exercem atividades administrativas e as suas competências gerenciais. O presente trabalho trata-se de um estudo de campo, com um caráter descritivo, qualitativo. A amostra foi composta por 43 funcionários assessores administrativos correspondentes às secretarias de Administração, Ação Social, Obras e urbanismos, Finanças, Saúde, Educação e estiveram aptos a participar da pesquisa os funcionários que fazem parte do quadro de cargos comissionados, efetivos. Diante do objeto de estudo, a presente pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de Marinho (2012) com análise de dados baseado em uma análise estatística documental. Composto por dois blocos de perguntas, o Bloco 01 se deu a partir do perfil sociodemográfico constituído por dados gerais dos participantes da pesquisa, já o Bloco 02 resultou na auto percepção da competência dos assessores administrativos do município de Brejinho – PE, identificando assim o grau de importância e de domínio dos mesmos pertinentes às práticas gerenciais. Os resultados da pesquisa permitiram ampliar a compreensão acerca dos conhecimentos dos assessores administrativos do município de Brejinho – PE, onde em situações demostradas nos resultados da pesquisa que os assessores administrativos não possuem experiências com a função que atualmente estão desempenhando e que por serem jovens recém-inseridos no mercado de trabalho não se sentem seguras a desempenhar as funções gerencias que são impostas pela organização. Contudo os dados relativos as competências gerenciais apresentadas indicam que os entrevistados são de uma faixa etária jovem e que não possuem formação superior, sendo que não possuem saber teórico e nem prático a respeito de normas e ordenamentos da gestão pública que são necessárias para o desenvolvimento das práticas administrativas pelos ocupantes de funções públicas.
Descrição: SOUSA, J. D. de. Competências gerenciais no contexto da gestão pública municipal de Brejinho - PE. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27959
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jacimone Delfino de SousaTCC - Jacimone Delfino de Sousa .pdf880.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito.pdf220.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.