Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27970
Título: Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do Enem
Autor(es): Rodrigues, Gislaine Oliveira
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Mulher
Violência
Redação
Data do documento: 28-Set-2021
Resumo: No presente artigo, temos o objetivo de apresentar uma proposta de ensino valorizando não apenas o aspecto linguístico-textual, mas também a perspectiva de cunho social, problematizando a violência contra a mulher visando à redação do Enem. Sabemos dos altos índices de violência contra a mulher e seus tipos, bem como os altos números de feminicídio, logo, nos propomos a trabalhar essas problemáticas em sala de aula pensando no aluno como um agente de transformação social. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando de referências bibliográficas com base em um caráter propositivo. Para tanto, desenvolvemos uma sequência pedagógica que visa uma contribuição para os docentes atuantes no Ensino Médio da educação básica. Os autores que se fazem presentes nos fundamentos teóricos são Louro (1997), Silva (2008), Schmidt (2015), para questões relativas à educação e questões de gênero; já para questões relativas ao ensino de língua(gem), dialogamos com Antunes (2007, 2009), Marcuschi (2010) e Goulart (2013), sob o auxílio dos documentos oficiais PCN transversal (1998), OCEM (2006), entre outros. Desse modo, propomos o trabalho conjunto entre escrita e leitura associado ao tema social objetivando não apenas o Enem, mas um paradigma social extremamente atual e importante, uma vez que a escola pode ser espaço de discussão para diversas temáticas em conflito na sociedade, acreditando em uma contribuição positiva na vida do aluno enquanto cidadão, por meio do ensino.
Descrição: RODRIGUES, G. O. Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do Enem. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27970
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-0.pdfPDF - Gislaine Oliveira Rodrigues922.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO0.pdfTermo de depósito97.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.