Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27975
Título: Lugar de mulher é onde ela quiser: o empoderamento feminino negro em poemas de Cristiane Sobral
Autor(es): Santos, Leonilsa Maria Costa dos
Palavras-chave: Análise literária
Poesia brasileira
Mulher negra
Empoderamento feminino
Data do documento: 13-Mai-2022
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a representação da mulher negra na poesia da escritora brasileira contemporânea Cristiane Sobral. A escritora vem publicando desde 2000 textos literários, que abrangem vários gêneros: contos, poemas e teatro. A trajetória da escritora a configura, portanto, como uma das vozes femininas ativas importantes na literatura nacional, embora não tenha ainda recebido por parte da crítica literária a visibilidade merecida. Por meio de análise de poemas da escritora retirados do livro “Não vou mais lavar os pratos” (2010), objetivamos demonstrar a postura feminina diante do preconceito em relação à mulher negra e os estereótipos impostos pela sociedade. Como objetivo específico, pretendemos identificar os recursos de linguagem que eu lírico feminino utiliza na construção do empoderamento da mulher negra contrária ao sistema opressor, branco, patriarcal e elitista. O estudo busca responder duas questões: Qual ou quais o (s) lugar (es) ocupados pela mulher negra nos versos de Cristiane Sobral e qual a postura dessas mulheres frente ao racismo? No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfica, centrada na análise interpretativa do poema. Como suporte teórico nos debruçamos nas ideias de: Duarte (1987), Apell (2010), Evaristo (2005), dentre outros. As análises mostraram que a poesia de Cristiane Sobral problematiza os preconceitos e discriminações em relação ao negro, principalmente à mulher negra. A voz feminina mostra-se empoderada e aponta a luta diária contra os estereótipos e a imposição de papéis sociais relacionados a concepções reducionistas do universo feminino negro, presentes em discursos e práticas discriminatórias e excludentes.
Descrição: COSTA, L. M. S. Lugar de mulher é onde ela quiser: o empoderamento feminino negro em poemas de Cristiane Sobral. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27975
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito537.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC – Leonilsa Maria dos Santos Costa.pdfLeonilsa Maria dos Santos Costa679.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.