Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Cícera de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-15T00:09:33Z-
dc.date.available2022-11-15T00:09:33Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.otherCDD 378-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27981-
dc.descriptionFARIAS, C. O. Iniciação à docência em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógica. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência relacionado à atuação do graduando no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental dos anos iniciais. Em decorrência da pandemia causada pelo Corona Vírus, as aulas de forma presencial foram suspensas dando início à modalidade de ensino remoto. Uma forma de ensino já existente, mas que ganhou grande visibilidade ao ser usada como alternativa para dar continuidade ao processo de ensino em meio ao período de pandemia. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo bibliográfico acerca dos temas “alfabetização e letramento” e do “ensino remoto na pandemia”. O estudo está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Magda Soares (2004), Demerval Saviani (2008), Lucia Dellagnelo (2020), Marisa Carvalho (2020) dentre outros. Após a experiência vivenciada, ressaltamos a importância do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia/Alfabetização para formação docente dos residentes e construção da articulação entre teoria e prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleIniciação à docência em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cícera de Oliveira Farias.pdfTCC - Cícera de Oliveira Farias.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.docx.pdfTermo de Depósito.pdf78.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.