Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27983
Título: O stand-up de Whindersson Nunes e a materialização da variação linguística diatópica para a representação da identidade nordestina
Autor(es): Lima, Aliny de Angelys Silva
Palavras-chave: Variação linguística
Variação diatópica
Preconceito linguístico
Nordeste brasileiro
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A língua é um fenômeno natural inerente ao ser humano, cuja natureza é fruto do processo interativo da comunicação. Assim, é inegável que se apresente de forma dinâmica e passível de variações em tipos e níveis sociais. Neste estudo, destacamos a relevâncias das variações linguísticas para o pleno exercício da linguagem, bem como o respeito que se deve haver diante delas, considerando-as elementos imprescindíveis da cultura dos indivíduos e suas respectivas regiões. Isto posto, mediante o interesse em descobrir de que forma a variação linguística se materializa em discursos que tematizam a identidade nordestina, escolhemos como objeto de estudo a variação diatópica nas falas de Whindersson Nunes, realizando uma abordagem analítica sustentada nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista de Labov. Para compor o corpus, foram selecionados vídeos de shows stand-up de Nunes, extraídos da plataforma digital Youtube e um recorte de tempo do show “Whindersson Nunes: Adulto”, disponível na plataforma Netflix. A escolha da personalidade mencionada se deu em virtude da influência exercida por ela nas mídias digitais atualmente, que propaga, para todo o Brasil e, quiçá, o mundo, a imagem do nordestino brasileiro. Ancorados nos procedimentos metodológicos de natureza qualitativa quanto à abordagem do tema, e documental quanto aos procedimentos técnicos empregados, partimos da variação linguística diatópica a fim de observar, na fala, seus níveis de materialização, objetivando evidenciar o funcionamento desta para a representação da identidade cultural nordestina brasileira. Além disso, promovemos uma reflexão sobre o preconceito linguístico relacionado a dizeres característicos da população do Nordeste brasileiro. A análise do corpus é alicerçada sobretudo nas contribuições de Bagno (1999) e (2007). Acerca da identidade, discutiu-se a partir de estudiosos como Silva (2006) e Castells (2001). Como resultados, percebemos que Nunes se apropria da variação linguística em seus trabalhos para evidenciar a fala nordestina, marcando sua identidade. Nos stand-ups, valoriza o ser nordestino, os dizeres e o contexto histórico regional deste povo, como a sabedoria popular e o humor, que por vezes são tidos como motivo de vergonha até mesmo pelos próprios nordestinos, quando se sentem inferiorizados ou estigmatizados pelo seu jeito de fala.
Descrição: LIMA, A. A. S. O stand-up de Whindersson Nunes e a materialização da variação linguística diatópica para a representação da identidade nordestina. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27983
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito - TCC.pdfTermo de depósito - TCC470.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Aliny de Angelys Silva Lima - TCC.pdfAliny de Angelys Silva Lima - TCC606.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.