Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27986
Título: O fenômeno instapoesia na literatura contemporânea: um olhar para a poesia de Rupi Kaur
Autor(es): Silva, Tayná Medeiros
Palavras-chave: Poesia
Literatura contemporânea
Redes sociais
Cibercultura
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: A cibercultura presente na realidade contemporânea trouxe muitas mudanças para a sociedade em geral. No meio literário, as alterações envolvem desde a produção e circulação até os modos de ler o texto literário. Nesse novo contexto, as redes sociais, antes de tudo, tornaram-se um ambiente independente de produção e publicação das obras. Além disso, a internet abriu espaço para jovens poetas, que iniciam publicando seus escritos nas redes sociais e posteriormente migram para o papel ocupando, algumas vezes, o topo na lista de best-sellers. Neste contexto, um nome que vem se destacando é o da poetisa indiana naturalizada no Canadá Rupi Kaur. É a autora de Outros Jeitos de Usar a Boca, O Que o Sol Faz com as Flores e Meu Corpo Minha Casa, publicados no Brasil pela editora Planeta, em 2017, 2018 e 2020, respectivamente. Com a pretensão de conhecer de maneira mais aprofundada o trabalho da referida poetisa no instagram, este estudo objetiva analisar os aspectos multissemióticos que são recorrentes na poesia de Outros Jeitos de Usar a Boca presente no instagram. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho interpretativo, ou seja, voltada para o estudo, o registro, a análise e interpretação da poesia de Rupi Kaur na internet. Para tanto, o estudo foi embasado nas contribuições teóricas de Levy (2010), Chartier (1998), Cancline (2008), no que diz respeito à leitura e escrita no ciberespaço; em Culler (1999) e Abreu (2006) a respeito da concepção de literatura; e em Perrot (2007) e Pavani (2019), dentre outros, sobre a escrita feminina. A partir das análises realizadas, percebemos que a poesia de Rupi Kaur relaciona conteúdos verbovisuais que exploram sentimentos e vivências compartilhadas por muitas mulheres acerca das imposições sociais e sobre a resistência feminina, a poeta dá voz e visibilidade às pautas feministas
Descrição: SILVA, T. M. O Fenômeno instapoesia na literatura contemporânea: um olhar para a poesia de Rupi Kaur. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27986
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayná Medeiros Silva.pdfPDF - Tayná Medeiros Silva775.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.