Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28001
Título: Variação, humor e preconceito na mídia digital: a atitude linguística de internautas no YouTube
Autor(es): Silva, Aline Alves
Palavras-chave: Variação linguística
Linguística
Preconceito linguístico
Plataforma digital
Humor
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A ideia de erro na língua é bastante difundida na cultura da nossa sociedade, tendo sido reforçada pela concepção historicamente presente nas aulas de língua portuguesa de que a língua correta é aquela escrita/falada na forma padrão. Essas noções de certo e errado desconsideram a variação linguística, característica natural da língua, que é heterogênea, instável e está constantemente em processo de transformação. Ao considerar um contexto de uso da linguagem, as redes sociais digitais propiciam ao usuário a facilidade de estar em contato com muitas pessoas que compartilham das mesmas opiniões, isso faz com que muitos se sintam à vontade para emitir julgamentos com a segurança de que irão encontrar aceitação. No Youtube é fácil identificar vídeos feitos com o intuito de reagir a “erros de português” e que são repletos de comentários que menosprezam as variações linguísticas. Tais vídeos se justificam apenas pelo propósito de “fazer graça”, mas percebe-se que se torna espaço no qual o preconceito linguístico, revestido de humor, é disseminado sem moderação. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a ocorrência de preconceito linguístico em vídeos e comentários no YouTube com a temática “pessoas falando errado” e “piores erros de português” para fins humorísticos. A presente pesquisa é de cunho qualitativo de base interpretativista. A análise se realiza com base nos estudos da variação e atitudes linguísticas, de autores como Bagno (2007, 2009, 2013), BortoniRicardo (2014), Kaufman (2011), Labov (2008), entre outros; e nos estudos na área do discurso do humor de autores como Bergson (2018) e Possenti (1998, 2007, 2009).
Descrição: SILVA, A. A. Variação, humor e preconceito na mídia digital: a atitude linguística de internautas no YouTube. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28001
Aparece nas coleções:23 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.