Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28032
Título: Herland e a Bíblia: ressignificaçōes do texto bíblico na construção da narrativa de Charlotte Perkins Gilman
Autor(es): Silva, José Wemerson da
Palavras-chave: Literatura
Bíblia
Ressignificação
Intertextualidade
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: A literatura tem sido, desde sua origem, influenciada pelas mais diversas escrituras ao longo dos séculos, sendo a Bíblia um texto base do pensamento ocidental é evidentemente notável sua expressiva função na construção de narrativas literárias. Tendo isto em vista essa pesquisa busca por, primeiramente, identificar influências bíblicas na construção da narrativa de Charlotte Perkins Gilman, em seu romance Herland: a terra das mulheres, além de discutir como tais narrativas bíblicas foram ressignificadas em sua obra. Em seguida iremos discutir a resistência presente na atualidade em reconhecer o texto bíblico como literário apesar de toda sua influência ao longo da história. Para tal nossa análise conta com as contribuições de Chevalier e Gheerbrant (2015); Koch et al (2008); Samoyault (2008); Magalhães (2008, 2012); Lima (2015) entre outros. A partir desta pesquisa foi possível considerar que o romance de Gilman possui uma relação intertextual com os escritos bíblicos e que essa relação se dá em sua grande maioria através de alusões.
Descrição: SILVA, J. W. Herland e a Bíblia: ressignificações do texto bíblico na construção da narrativa de Charlotte Perkins Gilman. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28032
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _ José Wemerson da Silva.pdfTCC _ José Wemerson da Silva.pdf448.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO.pdf666.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.