Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28045
Título: Mecanismos de fiscalização na declaração de interesse público na desapropriação: um estudo de direito comparado entre Brasil e Argentina
Autor(es): Araújo, Demetrius Atonius Oliveira de Moraes
Palavras-chave: Desapropriação
Divisão de poderes
Freios e contrapesos
Propriedade privada
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: A Constituição de 1988 surgiu no Brasil como um marco de garantia de pilares como a descentralização de poder e o justo exercício dos poderes investidos ao Estado. Entretanto, legislações produzidas em períodos anteriores seguem em vigor, a exemplo do Decreto-lei 3.365/1941, que rege as desapropriações. Consequentemente, dessa realidade advêm discussões para as quais o Direito necessita fornecer parâmetros e respostas. Nessa esteira, o presente estudo objetiva compreender se o processo de desapropriação brasileiro está alinhado com os pilares de uma democracia constitucional, e, nesse âmbito, tecer considerações a respeito dos processos de desapropriação de ambos os países e seus efeitos. Para tanto, utilizou o método bibliográfico e documental, e comparado. Como procedimento técnico, empregou-se um enfoque interdisciplinar, que transita entre o Direito e a Ciência Política.
Descrição: ARAÚJO, Demetrius Antonius Oliveira de Moraes. Mecanismos de fiscalização na declaração de interesse público na desapropriação: um estudo de direito comparado entre Brasil e Argentina. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28045
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito78.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Demetrius Araújo.pdfTCC - Demetrius Araújo421.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.