Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28058
Título: Os discursos xenofóbicos no BBB21 e seus efeitos de sentidos na comunidade virtual do Twitter
Autor(es): Oliveira, Milena Thaylani da Silva
Palavras-chave: Discursos xenofóbicos
Efeitos de sentidos
Reality Show
Comunidade virtual
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O Big Brother Brasil – popularmente conhecido como “BBB” - é um reality show que vem amplificando debates sobre temas importantes da atualidade, como, por exemplo, a xenofobia, a qual refere-se as ideologias que rejeitam culturas diferentes. Considerando isto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo geral de analisar os discursos xenofóbicos relativos à fala de alguns participantes contra uma nordestina no BBB21 e como o preconceito pode vir a ser construído a partir de aspectos linguísticos, econômicos, sociais e culturais. Especificamente, pretendeu-se: i) verificar as condições de produção dos enunciados materializados pelos sujeitos, pela ideologia e pela história; ii) compreender os efeitos de sentidos provocado na comunidade virtual do Twitter, a qual é bastante utilizada para exposição de comentários durante a exibição do programa. A investigação está situada no campo dos estudos discursivos e alicerçada teoricamente nas ideias de Foucault (1996), Magalhães e Kogawa (2019), Fernandes (2008), Orlandi (2007), Brandão (2004), entre outros. Metodologicamente, a pesquisa teve um caráter qualitativo e bibliográfico, como também documental. Os resultados apontam que as reações preconceituosas são impulsionadas por memórias associadas às vivências e às condições impostas no meio social. Os efeitos de sentidos provocados na comunidade virtual provêm da necessidade de denunciar atitudes xenofóbicas, como também de atribuir a um determinado sujeito a origem de uma linguagem injuriosa, embora este seja apenas responsável pela repetição que se fixa e dá ao nome sua força.
Descrição: OLIVEIRA, M. T. S. Os discursos xenofóbicos no BBB21 e seus efeitos de sentidos na comunidade virtual do Twitter. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28058
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Thaylani da Silva Oliveira.pdfPDF - Milena Thaylani da Silva Oliveira471.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito99.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.