Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28121
Título: Trabalho análogo à escravidão de migrantes e refugiados no Brasil e os impactos da pandemia da Covid-19
Autor(es): Costa, Juliana Pereira da
Palavras-chave: Migrantes
Refugiados
Relações de trabalho
Pandemia
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A pandemia mundial do novo coronavírus, desencadeou catastróficas crises financeiras, civis e humanitárias, cujos resultados atingiram diretamente os trabalhadores migrantes e refugiados no Brasil e no mundo, tornando-os mais expostos a explorações nas relações de trabalho. Assim, a presente pesquisa busca analisar os principais impactos da pandemia da covid-19 no trabalho análogo à escravidão de migrantes e refugiados no Brasil, com objetivos específicos de conceituar esta prática criminosa, entender os fatores que influenciam os fluxos migratórios para o país, analisar os instrumentos jurídicos de proteção e demonstrar os processos de acolhimento e inclusão social na sociedade, especialmente através do mercado de trabalho. O estudo foi elabora com base no método indutivo, através de abordagem qualitativa, com perfil exploratório e fundamentado por referências bibliográficas. Restou demonstrado na pesquisa que a queda nos níveis de renda, a situação de desemprego, o aumento da xenofobia, a dificuldade de acesso aos auxílios assistenciais implementados pelo governo e a redução das fiscalizações, durante o estado pandêmico, aliado à insuficientes políticas públicas voltadas para o acolhimento e integração no mercado de trabalho, torna os migrantes e refugiados vítimas de trabalho em condições análogas a de escravo.
Descrição: COSTA, Juliana Pereira da. Trabalho análogo à escravidão de migrantes e refugiados no Brasil e os impactos da pandemia da Covid-19. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28121
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Pereira da Costa (4).pdfTCC - Juliana Pereira da Costa.pdf592.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf291.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.