Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28150
Título: O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental — anos finais — do município de Mari-PB
Autor(es): Santos, Wallison Nichols Almeida dos
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Ferramenta didática
Música
Data do documento: 24-Nov-2022
Resumo: Quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o conhecimento construído seja significativo. Tendo em mente isso, uma das ferramentas didáticas que o professor pode usar nas suas aulas, para facilitar a aprendizagem dos alunos, é a música. Pensando nisso, o objetivo geral desse trabalho é explanar os possíveis benefícios de usar a música como ferramenta didática em sala de aula, tendo como foco a análise de como a música tem sido utilizada por professores de português no Ensino Fundamental — Anos finais — do município de Mari-PB. Além disso, esse estudo trará um levantamento de dados coletados com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, mostrando qual a sua experiência com a música em sala de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na primeira parte e quantitativo/qualitativo na segunda parte. Ao considerarmos que agregamos conhecimento a uma área de atuação do professor com aplicação prática e imediata, esse estudo pode ser classificado como de natureza básica a aplicada. Diante disso, esse artigo está fundamentado em: Loureiro (2003); Madeira (2014); Moreira (2010); BNCC (BRASIL, 2018); De Oliveira (2002); Cunha (2009); Saviani (2000); Kleiman (2005); Moreira, Santos, Coelho (2014); PCNs (BRASIL, 1998a; 1998b), entre outros. Por fim, os resultados da pesquisa salientaram ser possível usar as músicas para produzir uma aula interativa e significativa. Isso é possível porque o público-alvo já está familiarizado e as utilizam como forma de entretenimento.
Descrição: SANTOS, W. N. A. dos. O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental — anos finais — do município de Mari-PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28150
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wallison Nichols Almeida dos SantosPDF - Wallison Nichols Almeida dos Santos757.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito300.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.