Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28151
Título: Publicidade ilícita: uma análise da responsabilidade civil dos influenciadores digitais
Autor(es): SILVA, Vitor Ferreira da
Palavras-chave: Sociedade de consumo
Influenciador digital
Publicidade
Responsabilidade civil
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Vivemos numa era de avanços tecnológicos marcada pela praticidade de compras e vendas no meio virtual, o que, de fato, contribuiu para o nascimento da figura do influenciador digital, indivíduos com alto poder de persuasão no e-commerce. Portanto, neste artigo, buscamos analisar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais através de publicações que abordam os princípios consumeristas e éticos da publicidade, a fim de responder qual é a responsabilidade desses profissionais perante a lei. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se no órgão regulamentador Conar, bem como no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, ademais, lançamos mãos dos pressupostos teóricos postulados por Bastos (2017), Karhawi (2016), Norat (2015), Miragem (2016), Azevedo e Magalhões (2021), Diniz (2004), Marques (2019), entre outros. A natureza da metodologia usada foi de cunho bibliográfico, bem como pesquisas doutrinárias e legislativas. A análise mostra que os influenciadores poderão responder legalmente pelas publicidades veiculadas em suas redes sociais em casos de danos ao consumidor, ou seja, ao romper com o limite da publicidade lícita, o novo profissional será responsabilizado por suas ações e punido de acordo com as proposições do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.
Descrição: SILVA, V. F. da. Publicidade ilícita: uma análise da responsabilidade civil dos influenciadores digitais. 2022.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28151
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitor Ferreira da SilvaPDF - Vitor Ferreira da Silva679.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito155.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.