Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28239
Título: O humor na literatura infanto-juvenil: uma análise da narrativa Angélica, de Lygia Bojunga Nunes
Autor(es): Saraiva, Márcia Patrícia Gomes
Palavras-chave: Lygia Bojunga Nunes
Narrativa infantil
Humor
Literatura infanto-juvenil
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a narrativa Angélica (2014), de Lygia Bojunga Nunes, procurando identificar o humor presente na obra. Para tanto, faremos uma leitura do enredo da narrativa, bem como a identificação e caracterização dos principais personagens no intuito de perceber de que maneira o humor é construído no livro, sem deixar de apontar os temas recorrentes na narrativa, e destacar a relevância dos mesmos para a formação dos leitores. Pretendemos desse modo, contribuir para a discussão da importância da leitura da obra de Bojunga no contexto da produção literária voltada para crianças e jovens. Do ponto de vista metodológico, podemos caracterizar o trabalho como de base bibliográfica. Nesse sentido, foram essenciais as leituras de autores como Abramovich (1997); Aguiar (2001); Bergson (2018); dentre outros. A análise demostra que o humor presente na narrativa se manifesta nas situações inesperadas, nos personagens, na linguagem etc. Evidenciamos que esse recurso é de suma importância, pois estimula a imaginação, diverte e desperta nas crianças e jovens o prazer pela leitura.
Descrição: SARAIVA, Márcia Patrícia Gomes. O humor na literatura infanto-juvenil: uma análise da narrativa Angélica, de Lygia Bojunga Nunes. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28239
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Patrícia Gomes saraivaPDF - Márcia Patrícia Gomes saraiva903.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito402.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.