Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28252
Título: Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal
Autor(es): Santos, Elielma Oliveira dos
Palavras-chave: EJA
Formação docente
Necessidades educativas
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades educativas de estudantes vinculados à Educação de Jovens e Adultos na rede pública e oficial de ensino. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, buscou-se, entre outras questões, compreender como o público da EJA sente, avalia e percebe os alcances e limites dessa modalidade educativa, sobretudo na relação entre – o que está posto nos documentos oficiais e suas necessidades reais e de vida na escola. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Identificar as práticas desenvolvidas na sala de aula da EJA; b) Relacionar as práticas desenvolvidas com as necessidades dos discentes; c) Mapear as formas de acompanhamento e atendimento dos alunos. Para tanto, foram realizadas pesquisas de bibliográfica e de campo, a partir de da leitura de autores(as) como: Di Pierro (2013), Freire (2005, 1981), Barbosa (2006), Paiva (2009), entre outros (as) teóricos (as) que permitiram uma melhor compreensão sobre o problema de pesquisa. Destacamos como documentos essenciais a LDB 9.394/96, as DCN’s e o Parecer 11/2000 nesse processo. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário. Os resultados evidenciam a importância dessa modalidade de ensino, trazendo para a pesquisa um olhar aprofundado a partir de uma sala de aula da EJA, no período noturno, especialmente no que se refere a relação entre o currículo formal e informal, ou seja, conhecimento e vida, como forma de superação dos limites e reafirmação da cidadania como direito público e subjetivo dos público alvo desse lugar de saber.
Descrição: SANTOS, E. O. dos. Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28252
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elielma Oliveira dos SantosPDF - Elielma Oliveira dos Santos614.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito90.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.