Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Aleph Anderson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T10:03:06Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T10:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 420 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28268 | - |
dc.description | LIMA, Aleph Anderson da Silva. Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta aspectos de práticas de leitura com o uso de mapas conceituais em sequências didáticas. Desse modo, o objetivo principal é analisar a importância do mapa conceitual para a construção do processo de compreensão leitora usando ferramentas digitais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo e tem como base teórica os conceitos de leitura e compreensão como processos cognitivos de Leffa (1996), Ausubel (2000; 1980, apud LEFFA, 1996) e a conceitualização sobre mapa conceitual desenvolvida por Novak (1984), aliada aos processos de compreensão e cognição. As análises apontam que a compreensão textual ocorre por meio de um processo cognitivo de aprendizagem, e que este pode ser externalizado e representado por um esquema visual, a saber, um mapa de conceitos. Assim, nesse trabalho chega-se à compreensão de que essa ferramenta é importante para o aprendizado dos alunos, pois não só contribui para a avaliação da aprendizagem deles, mas também uma formação leitora ativa, uma vez que o mapa conceitual, produzido pelo próprio estudante em sequências didáticas possibilita uma melhor fixação de conceitos e conhecimentos por envolver outras linguagens além da verbal, a visual, por exemplo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Rafael José de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.title | Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aleph Anderson da Silva Lima | TCC - Aleph Anderson da Silva Lima | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.