Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28277
Título: Religião e literatura: escritos sobre o sagrado no coração do Brasil - o jarê em Torto Arado
Autor(es): Dantas, Roberlangela Vieira
Palavras-chave: Sociedade
Racismo
Religiosidade
Desigualdade
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre o jarê, principal traço cultural e religioso de uma comunidade de afrodescendentes que tem sua história narrada ao longo do enredo de Torto Arado, obra de Itamar Vieira Júnior (2019). No romance, essa população negra residente no sertão da Bahia se encontra submetida a condições de trabalho análogas à escravidão e sobrevivendo diante de um contexto opressor. Desse modo, objetiva-se demonstrar como a religião, enquanto aspecto cultural, pode interferir em uma determinada realidade social. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com métodos qualitativos e analíticos e embasando-se nas teorias de Candido (1967, 2000), Goldmann (1967), Howe (1998) e Lucas (1970). Posto isso, percebeu-se a presença de um caráter de contestação na literatura que, ao trazer para a esfera ficcional questões sociais e culturais, busca denunciar as mazelas que afligem as camadas mais fragilizadas da sociedade e afirmar a identidade de um povo. Ademais, observou-se que a origem do jarê e seu pertencimento exclusivo à região da Chapada diamantina estão relacionados com o afluxo de uma coletividade escravizada para atividades como a exploração do diamante no fim do século XVIII e início do XIX e que seus rituais e festas têm funções primordiais para a comunidade local. Portanto, pode-se constatar a importância do papel da religião enquanto aspecto atuante na manutenção de um grupo social, que além de revelar os valores que o rege, sua história e identidade, demarca uma base de resistência e resiliência em frente às injustiças e ao isolamento social.
Descrição: DANTAS, Roberlangela Vieira. Religião e literatura: escritos sobre o sagrado no coração do Brasil - o jarê em Torto Arado. 2022. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28277
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberlangela Vieira DantasPDF - Roberlangela Vieira Dantas954.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito145.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.