Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2828
Título: Investigação e interpretação do conceito de entropia na física e a evolução do seu conceito em outras áreas do conhecimento
Autor(es): Souza, Claudivan Moreira
Palavras-chave: Entropia
Multidefinições
Livro didático
Problemática de ensino
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o conceito de entropia na física do ensino básico e superior, sua aplicação em outras áreas da ciência e fazer uma abordagem crítico-pedagógica a respeito da forma como esse conceito é apresentado nos livros didáticos e concomitantemente a metodologia empregada pelos docentes ao lecionarem conteúdos que tratam deste importante conceito. Inicialmente foi realizada uma intensa pesquisa bibliográfica nas mais variadas fontes, como: livros, periódicos, artigos científicos, internet etc.. Posteriormente, foi feita uma análise dos livros de física, mais adotados em escolas públicas estaduais de nível básico e nas principais universidades públicas do estado com o intuito de observar com minúcia a maneira como tais fontes definem o conceito de entropia. Por fim, foi realizada uma pesquisa entre professores e alunos de escolas pública estaduais indagando questões referentes a definição do conceito de entropia, a metodologia de ensino utilizada na regência deste conteúdo e a aplicação do conceito de entropia em outras áreas do conhecimento. Os livros de física dão pouca ênfase ao conceito de entropia. Este é tratado como um parâmetro qualquer do sistema, não sendo consideradas suas relevantes aplicações nos mais diversos âmbitos da ciência. No ensino básico, este conceito é pouco difundido e em alguns casos nem mesmo é mencionado quando se estuda o conteúdo de termodinâmica. Muitos dos professores que atuam no ensino básico não estão aptos a desenvolverem competências que sejam capazes de sanar estas limitações presentes em nosso cenário educacional. Conclui-se, que é preciso dar uma atenção maior ao conceito de entropia tanto no nível de ensino básico quanto no nível superior, como também proporcionar uma discussão mais aprofundada a cerca do conceito, considerando toda esta problemática de ensino e promover um processo de conscientização dos professores para que busquem novas literaturas e se inteirem com o conhecimento atual que é trabalhado no mundo acadêmico.
Descrição: SOUZA, C. M. Investigação e interpretação do conceito de entropia na física e a evolução do seu conceito em outras áreas do conhecimento. 2010. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2828
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudivan Moreira de Souza.pdf7.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.