Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28284
Título: Análise qualitativa dos parâmetros fundamentais das antenas
Autor(es): Rodrigues, Marcos Lucena
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Parâmetros fundamentais
Coeficiente de perda de retorno
Casamento de impedância
Data do documento: 17-Nov-2022
Resumo: As Telecomunicações vêm passando por muitas inovações em termo de novos serviços e aplicações, principalmente aplicações em tecnologias 4G e 5G. Nesse contexto as antenas de microfita devido às suas muitas vantagens, tais como: baixo peso, baixo perfil e principalmente um baixo custo associado tem ganhado bastante destaque nas pesquisas atuais envolvendo o eletromagnetismo aplicado. Contudo, antes de iniciar um estudo mais aprofundado nesta área, é preciso conhecer alguns parâmetros fundamentais das antenas, tais como: coeficiente de perda de retorno, VSWR, impedância de entrada, entre outros. Estes parâmetros estão associados a eficiência da antena projetada, ou seja, estão intimamente relacionados com a transferência de sinal da antena para o espaço. O conhecimento destes parâmetros aliados às várias técnicas existentes na literatura, como técnicas de aumento de largura de banda, teoria de conjunto (arranjos), entre outras, permitirá os futuros pesquisadores a melhorar o desempenho das antenas de microfita.
Descrição: RODRIGUES, M. L. Análise qualitativa dos parâmetros fundamentais das antenas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28284
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos Lucena RodriguesTCC - Marcos Lucena Rodrigues1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito453.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.