Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2830
Título: Estudo Diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba
Autor(es): Gomes, Markbenésio Araújo
Palavras-chave: Ensino de ciências
Escola pública
Ciências - materiais alternativos
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: A disciplina Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se houver um aprofundamento da compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula. Este artigo resulta de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada com 30 professores de Ciências do Ensino Fundamental II das Escolas Públicas de Paulista-PB e tem como objetivo analisar junto aos docentes desta cidade, a importância e o uso de materiais alternativos no ensino desta matéria. Os dados foram coletados, através de um questionário pré-elaborado, contendo 10 questões, o mesmo foi aplicado com intuito de obter informações sobre: o conceito e a importância dos materiais alternativos para o ensino de Ciências; a frequência com que esses materiais são utilizados nas aulas; os motivos dos docentes não utilizarem materiais alternativos para exposição do conteúdo e a avaliação que os docentes fazem de suas aulas, em termos de aprendizagem significativa para os alunos, levando em consideração a prática. De uma forma geral, a maioria dos professores acredita que a importância do uso de materiais alternativos é inquestionável, entretanto, observa-se também que a adesão a essa nova tendência pedagógica tem sofrido forte resistência, em relação a sua práxis, nos mais variados níveis e âmbitos educacionais, desnudando assim, fissuras no ensino de ciência local e consequentemente global.
Descrição: GOMES, M. A. Estudo diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba. 2010. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2830
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Markbenésio Araújo Gomes.pdf4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.