Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28332
Título: Discursos constituintes da violência doméstica no vídeo "amor que dói" do canal policial invisível
Autor(es): Dutra, Edson da Silva
Palavras-chave: Discursos constituintes
Violência doméstica
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A partir da inquietação em relação às desigualdades de gênero instauradas através dos discursos machistas, o presente trabalho tem como objeto de estudo a análise dos discursos constituintes de/sobre as mulheres submetidas à violência doméstica no vídeo “AMOR QUE DÓI” do canal Policial Invisível. Trata-se de uma pesquisa que busca refletir sobre o poder que os discursos exercem nos sujeitos dando-lhes as condições de justificar as agressões domésticas contra a mulher. Nesse ínterim, os discursos constituintes dessas falas são fundamentais por apontarem para enunciados outros recheados de ideologias e valores. A pesquisa, portanto, tem caráter bibliográfico e é de cunho qualitativo-analítico por entrecruzar aportes teóricos linguísticos com os estudos de gêneros. São fundamentos neste trabalho as reflexões de Maingueneau (2015, 2016), Foucault (2014), Machado (2001) e Butler (2003). As análises apontam que tanto agressores quanto agredidas estão submersos em discursos que delinearam seus lugares e posições na sociedade, no ciclo familiar e, especialmente nas relações conjugais.
Descrição: DUTRA, Edson da Silva. Discursos constituintes do vídeo "amor que dói" do canal policial invisível. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)-Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28332
ISSN: CDD 362.83
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Edson da Silva DutraPDF- Edson da Silva Dutra516.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito216.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.