Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28335
Título: A (in) constitucionalidade da execução antecipada da pena no âmbito da sentença de Tribunal do Júri.
Autor(es): Santos, Ana Karina Silva
Palavras-chave: Processo penal
Execução antecipada da pena
Inconstitucionalidade
Presunção de inocência
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central analisar a constitucionalidade da execução antecipada da pena aplicada na sentença de Tribunal do Júri, fundamentada na soberania dos veredictos, utilizando como contraponto o princípio da presunção de inocência. A partir da alteração do artigo 492, inciso I, alínea e do Código de Processo Penal e da tese firmada no julgamento do Recurso Extraordinário 1.235.340, questiona-se se é constitucional a execução antecipada da pena do Júri, à luz da presunção de inocência, bem como se a soberania dos veredictos autoriza a execução antecipada da pena, no conflito com a presunção de inocência. Para responder essas questões, o trabalho busca abordar aspectos sobre a supremacia da constituição e os direitos fundamentais, a partir das teorias de Hans Kelsen e Robert Alexy, compreender a natureza e a extensão do princípio da presunção de inocência, analisar o procedimento do Tribunal do Júri com ênfase no princípio da soberania dos veredictos, como também examinar a evolução do posicionamento do Supremo Tribunal Federal quanto à execução da pena antes do trânsito em julgado e temas correlatos. A pesquisa utiliza-se do método indutivo e observacional, com pesquisa bibliográfica e documental, para buscar na doutrina e na jurisprudência uma noção geral sobre o tema. Conclui-se que a execução antecipada da pena do Júri é inconstitucional, pois é incompatível com a presunção de inocência e com o entendimento firmado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, além de não obedecer ao princípio da proporcionalidade, proposto por Robert Alexy como método de resolução de conflitos entre direitos fundamentais, demonstrando-se incompatível com o ordenamento jurídico brasileiro.
Descrição: SANTOS, Ana Karina Silva. A (in)constitucionalidade da execução antecipada da pena no âmbito da sentença de tribunal do júri. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28335
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Karina Silva Santos.pdfTCC - Ana Karina Silva Santos.pdf3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf631.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.