Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28349
Título: Diretrizes para aplicação da nova lei de licitações e contratos administrativos (14.133/21) em obras públicas e serviços de engenharia
Autor(es): Oliveira, Francivaldo Jacinto de
Palavras-chave: Licitação
Administração Pública
Lei
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: A Lei n.º 14.133/21 surge com a função de substituir definitivamente, em um prazo de 2 anos a partir de sua vigência, as legislações a saber: Lei 8.666/93, Lei 10.520/02 e Lei 12.462/11. Essa atualização gera muitas expetativas e dúvidas em relação as modificações ao que era apli-cado até então. Dentro desse contexto, é importante o estudo da nova lei, bem como uma aná-lise comparativa para avaliar as modificações e discutir sobre quais a vantagens e desvantagens que podem advir dessa atualização. O presente trabalho fez uma abordagem das principais mudanças trazidas pela nova lei de licitações em relação ao processo licitatório de obras públi-cas, desde a fase preparatória até o recebimento da obra, comparando-as com a antiga Lei 8.666/93. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, exploratória, de caráter qualitativo e de estudo comparativo. Para garantir uma lógica padrão de entendimento por parte dos leitores, de como ocorre o desenvolvimento das etapas do processo licitatório exigi-dos na nova lei, esse trabalho traz as principais mudanças da NLLCA (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos) em relação a cada fase que compõe o processo licitatório. De modo geral, a Lei n.º 14.133/2021, representa uma espécie de consolidação de legislações so-bre licitações e contratos administrativos. A nova lei reproduz a mesma gênese excessivamente burocrática e formalista que a lei 8.666/93 trazia. Um sistema totalmente burocrático, travado pela exigência e necessidade de tantos documentos e altamente falho em aumentar a seguran-ça, facilitando ainda as fraudes e corrupção que são o grande problema da licitação e a difi-culdade de se tornar o processo licitatório célere, permeia a nova lei de licitações. Vale desta-car, que sua aplicação ainda pode gerar vários debates, o que possivelmente pode ocasionar novos regulamentos que sustentem a sua aplicação de forma eficiente e célere.
Descrição: OLIVEIRA, Francivaldo Jacinto de. Diretrizes para aplicação da nova lei de licitações e contratos administrativos (14.133/21) em obras públicas e serviços de engenharia . 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28349
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -Francivaldo Jacinto de Oliveira.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf414.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.