Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28418
Título: Introduzindo dimensões extras em modelos bidimensionais da matéria condensada
Autor(es): Costa, Mateus Ryan Carmo
Palavras-chave: Teoria de Kaluza-Klein
Fase geométrica
Modelos bidimensionais
Matéria condensada
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Modelos de dimensões extras são populares certas em áreas da física como as de altas energias. Sendo hoje uma forma comum para a tentativa de criação de uma teoria unificada. Porém, estes conceitos não ficam restritos a este ramo específico desta ciência. Veremos como é possível introduzir a teoria geral de Kaluza-Klein em modelos bidimensionais da Matéria condensada, mais especificamente, o estudo do comportamento de partículas sem massa ao viajar em torno de defeitos topológicos na superfície de alótropos do carbono (grafeno e fulereno). Onde na adição de uma dimensão extra a descrição, é possível resolver a equação de Dirac para estes sistemas e obter uma fase geométrica correspondente a mudança de estado da partícula.
Descrição: COSTA, M. R. C. Introduzindo dimensões extras em modelos bidimensionais da matéria condensada. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28418
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus Ryan Carmo CostaTCC - Mateus Ryan Carmo Costa317.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito219.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.