Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28425
Título: Avaliação de usabilidade de páginas web de universidades públicas do Estado da Paraíba
Autor(es): Cruz, Thamyrys Lima
Palavras-chave: Usabilidade
Acessibilidade na web
Avaliação de acessibilidade
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Com os avanços da internet, tornou-se possível que as pessoas consigam contribuir e consumir conteúdo informativo. A web contém grande potencial para atingir cada vez mais pessoas, porém são necessários ajustes para atender a essa demanda de acesso, independente das condições e necessidades dos usuários. Dessa forma, a avaliação de acessibilidade feita de maneira manual ou automática pode contribuir para identificar os pontos fracos de uma aplicação web diante dos padrões de acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo analisar a acessibilidade de páginas web das universidades públicas da Paraíba, tendo como referência recomendações do padrão brasileiro e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Para realização das análises, foi escolhido o ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), uma ferramenta que analisa a página baseada nas diretrizes do padrão de acessibilidade e-MAG. Para tanto, diante da análise quantitativa dos resultados obtidos. Pôde-se perceber que, durante a pesquisa, foram avaliadas páginas através do relatório da ferramenta, o que torna possível concluir que as universidades avaliadas apresentam mais de 70% das recomendações de acessibilidade do e-MAG.
Descrição: CRUZ, T. L. Avaliação de usabilidade de páginas web de universidades públicas do Estado da Paraíba. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28425
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thamyrys Lima CruzTCC - Thamyrys Lima Cruz1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depositoTermo de depósito230.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.