Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28505
Título: | Competências gerenciais de professores-gestores: estudo com coordenadores de cursos da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII |
Autor(es): | Britto, Ruth de Sousa |
Palavras-chave: | Gestão educacional professor-gestor Competências gerenciais |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Resumo: | O professor universitário tem a função de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, mas as atividades gerenciais também fazem parte da sua função. Quando envolvido na gestão universitária, o professor torna-se um professor-gestor e se vê envolto em um cenário que requer dele a mobilização de diversas competências. A partir do exposto, este trabalho teve como objetivo geral investigar como os professores-gestores desenvolvem suas competências gerenciais levando em consideração a complexidade de sua função. A abordagem usada foi a de pesquisa qualitativa e também pode ser caracterizada como descritiva. Para a coleta de dados, o instrumento usado foi a entrevista semiestruturada, que foi realizada com cinco coordenadores da UEPB Campus Patos. Para que os dados obtidos fossem analisados, o método usado foi o da análise interpretativa e, desse modo, foi possível identificar quais fatores impulsionaram o desenvolvimento das competências gerenciais do professor-gestor da graduação. Os resultados obtidos evidenciaram que grande parte dos professores não possuíam interesse em ser gestores, que não houve um preparo prévio para o cargo e que não ter uma formação na área de gestão é um fator limitante para o exercício do dever de coordenar o curso. Além disso, os professores-gestores acabam aprendendo como resolver situações rotineiras de trabalho na prática. Através dos dados obtidos, é possível concluir que os professores gestores mobilizam competências gerenciais, funcionais, cognitivas, comportamentais e políticas. Os coordenadores apontam o acúmulo de funções como um fator de desgaste e que causa danos em suas vidas pessoais. Sendo assim, é necessário que a UEPB reúna recursos para preparar os professores para ocuparem cargos de gestão e que encontrem maneiras de lidar com o acúmulo de atribuições. |
Descrição: | BRITTO, R. S. Competências gerenciais de professores-gestores: estudo com coordenadores de cursos da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28505 |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ruth de Sousa Britto | TCC - Ruth de Sousa Britto | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 265.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.