Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2851
Título: A relativização dos critérios legais nas decisões judiciais para concessão do benefício de prestação continuada
Autor(es): Araújo Júnior, Luís Carlos de
Palavras-chave: Direito previdenciário
Assistência social
Benefício
Data do documento: 3-Fev-2014
Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil consagrou em seu artigo 203 a Assistência Social como direito fundamental do cidadão que dela necessitar, independentemente de contribuição. Porém, ficou a cargo do legislador infraconstitucional dar efetividade a este ramo da Seguridade Social. Diante da constante mutação que sofre a sociedade no decorrer do tempo, constata-se que, atualmente, os critérios legais impostos pela Lei nº 8.742/93 não acompanharam o desenvolvimento destas mudanças, a ponto que, para determinada parcela da sociedade - as pessoas hipossuficientes, ter direito ao Benefício de Prestação Continuada deve se valer do Poder Judiciário. Neste trabalho, por meio de uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, legislação, decisões judiciais), analisar-se-á como o Estado-juiz está tratando do assunto e de que forma estes critérios legais são relativizados.
Descrição: ARAÚJO JÚNIOR, Luís Carlos de. A relativização dos critérios legais nas decisões judiciais para concessão do benefício de prestação continuada. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2851
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Carlos de Araújo Júnior.pdfLuís Carlos de Araújo Júnior388.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.