Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28522
Título: Conflitos na lusofonia: o multilinguismo em quatro países da CPLP - Brasil, Moçambique, Angola e Timor-Leste.
Autor(es): Silva, Sabrina Alves da
Palavras-chave: Lusofonia
Multilinguismo
Diversidade cultural
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Este artigo objetiva fazer uma análise dos conflitos existentes no conceito de Lusofonia, tratando especificamente das contradições entre uma definição uniforme de Língua e as realidades diversas que se identificam no espaço geopolítico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para tanto, nota-se que a uniformização da língua portuguesa não é benéfica para as comunidades linguísticas que compõem a realidade de cada um dos países lusófonos, que têm a língua portuguesa oficialmente constituída em suas Leis Maiores, na própria Constituição. Expondo também de forma específica o multilinguismo no Brasil, em Angola, em Moçambique e em Timor-Leste, investigando-se suas especificidades em cada um dos países sobreditos. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com contribuições teóricas de Faraco (2019), Carneiro (2006), Fiorin (2006), como também com contribuições da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (DUDL) e do Estatuto da CPLP. Respalda-se a necessidade de implementação de uma Política Linguística que não seja voltada apenas para a uniformização da Língua Portuguesa, mas, sim, uma política que olhe para as necessidades históricas das comunidades linguísticas tradicionais, sem caricaturas ou estigmatizações, corroborando e fortalecendo as práticas de convivência, de pleno acesso aos bens culturais, de igualdade de condições para cada um dos sujeitos e para todos que compõem a diversidade heterogênea e contraditória das sociedades lusófonas.
Descrição: SILVA, S. A. Conflitos na lusofonia: o multilinguismo em quatro países da CPLP - Brasil, Moçambique, Angola e Timor Leste. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28522
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Autorização de Sabrina.pdfTermo de Depósito756.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Sabrina Alves da Silva.pdfSabrina Alves da Silva727.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.