Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28525
Título: História local de fotografias: possibilidades para o ensino na educação básica no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE.
Autor(es): Silva, Marcio Antonio da
Palavras-chave: História local
Ensino de história
Fotografia
Consciência histórica
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O ensino de História nas escolas santa-cruzenses apresenta enormes desafios aos professores. Dentre as muitas problemáticas, a falta de interesse dos estudantes pelo conteúdo histórico é umas das mais sensíveis. No município de Santa Cruz do Capibaribe - PE, constituído por uma maioria populacional de migrantes, as comunidades escolares, grosso modo, não possuem laços históricos com a comunidade local. A distância entre a vida prática discente e o que é apresentado nas aulas ajuda a explicar este desinteresse. A partir da inquietação gerada pelos desafios da realidade santa-cruzense, esta pesquisa estuda a bibliografia referente aos temas de ensino de História no Brasil, bem como as especificidades locais, para entender a formação do problema. Discute como o ensino de História local pode contribuir para o despertar do interesse pela História e para o desenvolvimento da consciência histórica (RÜSEN, 2001) nos alunos da Educação Básica do município. Este é o tema central de pesquisa, fio condutor para o desenvolvimento deste trabalho. Conclui-se que o ensino de História local (BITTENCOURT, 2017) constitui estratégia pedagógica capaz de aproximar o conhecimento histórico (BARROS, 2011) da realidade cotidiana dos estudantes (RÜSEN, 2010). Propõe-se a utilização de fotografias durante as aulas (ABUD, 2010), recurso para tornar o ensino mais dinâmico, pertinente e atrativo (PINSKY, 2010). A pertinência da pesquisa, ao tratar de tema que não é novo, encontra-se na discussão de métodos que aproximem o conhecimento histórico e realidade escolar (SEFFNER, 2019; CAVALCANTI, 2021). Para que as aulas de História em Santa Cruz do Capibaribe sejam motivo de entusiasmo e não de desestímulo à permanência na escola.
Descrição: SILVA, M. A. História local e fotografias: possibilidades para o ensino na educação básica no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28525
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcio Antonio da Silva - TCC.pdfMarcio Antonio da Silva2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Marcio Antonio da Silva- Termo.pdfTermo de Depósito234.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.