Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28542
Título: Estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira
Autor(es): Silva, Rebeca Alves da
Palavras-chave: Língua estrangeira
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 28-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir diferentes estratégias para aprendizagem dos alunos nas aulas de língua estrangeira, tendo como base as habilidades comunicativas (ler, escrever, ouvir e falar). Desse modo, apresentamos como objetivos específicos: a) apresentar um breve histórico da legislação do ensino de espanhol no Brasil, para que se tenha conhecimento sobre o processo de promulgação dessas leis; b) discutir sobre o que prescrevem/orientam os documentos oficiais brasileiros (PCN, PCNEM E OCEM) sobre o ensino de espanhol, a fim de esclarecer as estratégias para as aulas de LE. Por conseguinte, esse trabalho contribui para que os docentes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e pensar em estratégias que estimulem os discentes a ampliar seus conhecimentos, não só com aulas no método tradicional, mas sempre que possível, desenvolver estratégias que chamem a atenção dos estudantes através da leitura, fala, escuta e escrita. A presente pesquisa é bibliográfica e tem como aporte teórico as pesquisas de Lima (2016) sobre uma proposta de ensino aplicada à língua espanhola com ênfase nas habilidades comunicativas: ler, escrever, escutar e falar. Ainda nos baseamos nos Documentos Oficiais Brasileiros: Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) e também HELENA Consultoria Legislativa Língua Espanhola (2001). A pesquisa em questão está estruturada em três capítulos, a introdução, que traz uma visualização do que será apresentado na sequência. O segundo capítulo denominado “O ensino de espanhol no Brasil”, trará um breve histórico da legislação do ensino de espanhol no Brasil e também o ensino de espanhol nos principais documentos oficiais brasileiros (PCN, OCEM e PCNEM). O terceiro capítulo, falaremos sobre estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira, fundamentados, principalmente, nos artigos de Lima (2016) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), nele relatamos a importância do docente utilizar diferentes estratégias e suas habilidades para que o discente possa aprimorar seus conhecimentos. E por fim, as considerações finais.
Descrição: SILVA, R. A. Estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28542
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Alves da Silva.pdfPDF - Rebeca Alves da Silva642.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito457.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.