Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28551
Título: O princípio da Inclusão-Exclusão: um outro método de contagem
Autor(es): Sousa Junior, Marcos Alberto de
Palavras-chave: Analise Combinatória
Princípio da inclusão-exclusão
Métodos de contagem
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: Esse trabalho traz os aspectos fundamentais que norteiam a Análise Combinatória, com ênfase no Princípio da Inclusão-Exclusão e em sua aplicação. Será argumentado que, no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, há pouca cobrança e um parco reconhecimento das instituições de ensino para com métodos de Análise Combinatória. No entanto, há uma cobrança recorrente por tal área da matemática em vestibulares, concursos e olimpíadas de matemática. Visando este cenário, serão mostrados argumentos que reforçam o aprendizado da Análise Combinatória e de princípios como o Princípio de Inclusão-Exclusão, sendo ambos de extrema importância para o raciocínio e para a resolução de problemas matemáticos. Além disso, serão apresentados exemplos de sua aplicação em provas da OBMEP, do ENEM e de concursos públicos.
Descrição: SOUSA JÚNIOR, M. A.. O princípio da Inclusão-Exclusão: um outro método de contagem. 2022. 26 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28551
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos Alberto de Sousa JuniorTCC - Marcos Alberto de Sousa Junior1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito137.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.