Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28551
Título: | O princípio da Inclusão-Exclusão: um outro método de contagem |
Autor(es): | Sousa Junior, Marcos Alberto de |
Palavras-chave: | Analise Combinatória Princípio da inclusão-exclusão Métodos de contagem |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Resumo: | Esse trabalho traz os aspectos fundamentais que norteiam a Análise Combinatória, com ênfase no Princípio da Inclusão-Exclusão e em sua aplicação. Será argumentado que, no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, há pouca cobrança e um parco reconhecimento das instituições de ensino para com métodos de Análise Combinatória. No entanto, há uma cobrança recorrente por tal área da matemática em vestibulares, concursos e olimpíadas de matemática. Visando este cenário, serão mostrados argumentos que reforçam o aprendizado da Análise Combinatória e de princípios como o Princípio de Inclusão-Exclusão, sendo ambos de extrema importância para o raciocínio e para a resolução de problemas matemáticos. Além disso, serão apresentados exemplos de sua aplicação em provas da OBMEP, do ENEM e de concursos públicos. |
Descrição: | SOUSA JÚNIOR, M. A.. O princípio da Inclusão-Exclusão: um outro método de contagem. 2022. 26 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28551 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marcos Alberto de Sousa Junior | TCC - Marcos Alberto de Sousa Junior | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 137.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.