Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28576
Título: Aplicabilidade, efetividade e fiscalização das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha
Autor(es): Silva, Danielle Maria Albuquerque
Palavras-chave: Violência doméstica
Medidas Protetivas de Urgência
Lei Maria da Penha
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O presente artigo científico, intitulado “aplicabilidade, efetividade e fiscalização das medidas protetivas de urgências previstas na Lei Maria da Penha”, tem como objetivo central investigar a aplicabilidade, efetividade e fiscalização das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A violência cometida contra uma mulher é, inquestionavelmente, um tema de preocupação mundial. Nesse âmbito, em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha ou Lei nº 11.340, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes que, por muitos anos, foi vítima de violência doméstica. Apesar da revolução causada pela Lei Maria da Penha, os casos de violência doméstica bem como os casos de feminicídio perduram em grandes índices. Assim, levanta-se o seguinte questionamento: há efetividade e eficácia na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher? Para a realização da pesquisa foram utilizados os métodos observacional, hipotético-dedutivo, possibilitando verificar aspectos históricos e culturais que contribuíram para a desigualdade existente entre o homem e a mulher, bem como para o surgimento da violência doméstica no Brasil, até a chegada da referida Lei. Por fim, foram analisados alguns dispositivos trazidos pela mesma, sobretudo as medidas protetivas de urgência, verificando sua aplicabilidade, efetividade e fiscalização. A análise feita indica que, apesar do incremento do artigo 24-A na Lei Maria da Penha, percebe-se que os índices da violência contra a mulher continuam altos. Assim, sugere-se repensar outros mecanismos de combate a violência contra a mulher, que envolva de forma mais efetiva todos os segmentos da sociedade, visto que só a política de encarceramento e de criação de novas legislações não se mostram eficazes.
Descrição: SILVA, Danielle Maria Albuquerque. Aplicabilidade, efetividade e fiscalização das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28576
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf184.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Danielle Maria Albuquerque Silva.pdfTCC - Danielle Maria Albuquerque Silva.pdf339.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.