Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28582
Título: O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem de geografia: uma revisão a partir do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (2017 e 2019)
Autor(es): Silva, Mayra Talita de Oliveira
Palavras-chave: Geografia
Lúdico
Metodologias de Ensino
Data do documento: Dez-2022
Resumo: O ensino de Geografia passou e vem passando por diversas modificações ao longo de sua trajetória enquanto disciplina escolar. Desde o início do processo de escolarização brasileira, a implementação dessa ciência no currículo escolar e o exercício da docência nos dias atuais, vários questionamentos acerca de quais recursos didáticos e metodologia ideal utilizar para se ensinar Geografia perseguem alguns professores cotidianamente. Desde antes dos smartphones dominarem os corredores das escolas, várias metodologias foram prescritas/adotadas visando fugir do modo tradicional de ensino e promover um processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido. Com isso, o uso de recursos didáticos foi ganhando adeptos e o lúdico se tornou uma das metodologias capazes de dinamizar o ensino e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de analisar o uso de metodologias lúdicas no ensino de Geografia a partir do que vem sendo produzido e publicado no Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - ENPEG nos anos de 2017 e 2019. Como objetivos específicos constituem-se: a) entender a valorização do lúdico como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social dos educandos; b) compreender de que forma a inserção de metodologias lúdicas pode estimular o interesse, a imaginação e o desenvolvimento do estudante para o aprendizado em Geografia; c) refletir sobre a utilização do lúdico no ensino de Geografia, de modo que seja possível despertar a criticidade dos alunos. Além disso, se justifica como uma forma de analisar os benefícios e desafios acerca da utilização da ludicidade no ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, em que buscamos em referenciais bibliográficos, artigos e documentos de autores/as como: Roloff (2018), Lima (2008), Santos (2021), Almeida (1987), Santos, Carvalho e Dias (2018) que abordam em seus estudos, práticas e metodologias de ensino, bem como a utilização do lúdico como metodologia de ensino. Essas obras associadas às publicações do ENPEG nos possibilitaram compreender ao fim desta pesquisa, como o lúdico pode, além de dinamizar as aulas de Geografia, facilitar o seu processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: SILVA, M. T. de O. O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem de geografia: uma revisão a partir do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (2017 e 2019). 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28582
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra Talita de Oliveira SilvaPDF - Mayra Talita de Oliveira Silva659.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito204.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.