Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28585
Título: As contribuições do conto The happy prince, de Oscar Wilde para o letramento literário nas aulas de inglês como LE
Autor(es): Oliveira, Gleyceslaine Maria Souza de
Palavras-chave: The happy prince
Oscar Wilde
Ensino de literatura
Educação básica
Data do documento: 27-Out-2022
Resumo: O ensino de Língua Inglesa, têm sido na maioria das vezes visto como limitado a práticas gramaticais de forma descontextualizada, onde de certa forma há a exclusão do texto literário, justificada a falta de materiais, grande número de alunos, bem como a falta de interesse dos educandos pela literatura. Dessa forma, mediante as circunstâncias de aula atuais, a escolha das metodologias ativas adequadas deve ser feita com cautela, respeitando as limitações dos estudantes, o conhecimento prévio, domínio das ferramentas tecnológicas, bem como a privação delas, a maturidade intelectual e literária, hobbies, interesses, entre outros, para que a interação em grupo seja concebida interdisciplinarmente abundante, que faça sentido para os discentes e seja eficaz. Assim, a pesquisa aplicada teve como protagonistas os alunos da 1ª série “C”, da Escola Cidadã Integral Antonieta Corrêa de Menezes. Para este trabalho o processo metodológico enfatizou a aplicação da sequência básica de letramento literário de Rildo Cosson (2021). Portanto, entendemos que na sala de aula o texto literário apresenta-se como uma janela, onde o ato de leitura se (re)caracteriza, se reconstrói, abrindo caminhos para a troca de experiências literárias múltiplas. Desta forma, para este estudo, lançamos mãos dos pressupostos teóricos postulados por Adail Sobral (2009), Cosson (2021), Perrone-Moisés (2016), Facina (1971), Candido (1973), Durão (2020), Gil (2002), Lipovetsky (2005) dentre outros estudiosos que contribuíram para a feitura deste trabalho. Contudo, a aplicação da adaptação do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde (1888), embasada pela sequência básica de Cosson (2021), fora o núcleo deste trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, G. M. S. de. As contribuições do conto The happy prince, de Oscar Wilde para o letramento literário nas aulas de inglês como LE. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28585
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleyceslaine Maria Souza de OliveiraPDF - Gleyceslaine Maria Souza de Oliveira19.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito260.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.