Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28597
Título: Desafios e representatividade: a iniciativa de políticas públicas do município de Riachão do Bacamarte para a inclusão da comunidade quilombola "o Grilo" nas instituições públicas de ensino
Autor(es): Barbosa, Patrícia Veloso
Palavras-chave: Políticas públicas
Comunidade quilombola
Inclusão educacional
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: A problemática das políticas públicas destinadas as comunidades quilombolas por parte da Gestão Pública Municipal requer um estudo mais abrangente, visto que, alguns municípios não buscam colocar estas comunidades como prioridades em seus planos de gestão, trazendo desta forma grandes prejuízos para estes povos que lutam diariamente para garantir seu espaço na sociedade. Os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas na contemporaneidade vai além do reconhecimento como cidadão, mas sim, a luta por justiça social que perdura por séculos e que ainda é um problema a ser discutido pelos governantes. Apesar de a Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegurar alguns direitos básicos e que são basilares na construção da identidade desses povos, alguns municípios não oferecem políticas públicas eficazes que possam aprimorar o desenvolvimento e reconhecimento destes grupos que foram e continuam sendo de extrema importância na construção social do país. Embora o ensino básico possua certa eficiência na esfera municipal, ainda é baixa a inserção de estudantes descendentes de comunidades quilombolas nas universidades públicas, mesmo com a implementação do sistema de cotas, no qual percebemos que as comunidades quilombolas não recebem o incentivo devido dos órgãos públicos municipais para o ingresso no ensino superior. PALAVRA CHAVE: Quilombo; Políticas Públicas; Educação; Identidade, Gestão.
Descrição: BARBOSA, Patrícia Veloso. Desafios e representatividade: a iniciativa de políticas públicas do Município de Riachão do Bacamarte para inclusão da comunidade quilombola "o Grilo" nas instituições públicas de ensino. 2022. 22f. Monografia ( Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28597
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Veloso Barbosa.pdfPDF - Patrícia Veloso Barbosa6.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito357.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.