Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28647
Título: Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB
Autor(es): Costa, Sérgio Maurício da
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação
Princípio do eficiência
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a Gestão da Escola Cidadã Integral e Técnica, quanto à utilização do Princípio da Eficiência nas ações dessa gestão, procurando verificar como ela deve ser executada, para ser exercida com excelência produzindo impactos positivos no desenvolvimento do ensino na escola. A forma como a Gestão Escolar atua é determinante nos resultados das metas do processo de ensino e aprendizagem. Daí a necessidade de seguir o Princípio da Eficiência aplicado na Administração Pública, que é determinante nesses resultados. A metodologia aplicada para este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica em artigos de reconhecida cientificidade e, concomitantemente, foi realizada uma pesquisa de campo mediante um questionário, com 10 perguntas, aplicado a 24 participantes voluntários pertencentes ao quadro de funcionários de uma escola cidadã na cidade de João Pessoa. Portanto, quanto ao resultado da pesquisa, verificou-se que a gestão da escola, objeto da pesquisa, é permeada no princípio da eficiência, apesar das dificuldades encontradas para sua completa implementação. No que se refere à conclusão, a pesquisa bibliográfica pertinente e o estudo de caso em uma Escola Cidadã Integral e Técnica serviram para que se tenha uma ideia clara e precisa sobre a sua gestão, servindo de parâmetro para outros estudos, conforme demonstrado nesse trabalho.
Descrição: COSTA, Sérgio Maurício da. Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28647
ISSN: CDD 371.2
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sergio Mauricio da Costa.pdfPDF - Sergio Mauricio da Costa866.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito105.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.