Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2866
Título: Comportamento dos nativos digitais e cibercultura: novos paradigmas da proteção jurídica dos direitos autorais
Autor(es): Silva, Lincoln Ferdinand Oliveira
Palavras-chave: Internet
Cibercultura
Nativos Digitais
Direitos autorais
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o comportamento dos nativos digitais na internet participa na transformação da visão de direitos autorais que temos hoje e como o Direito deve se posicionar diante das evoluções tecnológicas e culturais. Nesta nova fase da história da humanidade, a sociedade ingressa no que Manuella Santos (2009) chama de era digital, na qual a produção e compartilhamento de informações se tornaram simples e sem altos custos por conta de tecnologias que permitem a desmaterialização em larga escala. O ciberespaço fez com que novas práticas e relações sociais surgissem, construindo a cibercultura e dando espaço para o nascimento de uma nova geração composta por nativos digitais. Estes que nasceram e cresceram convivendo com o digital, desempenham um comportamento na internet capaz de modificar a visão que a sociedade tem a respeito de diversas áreas, inclusive a que toca os direitos autorais. Para a análise do tema foi realizada uma pesquisa exploratória para buscar mais informações sobre conceitos de diversas áreas como Comunicação Social, Ciências Sociais, Psicologia, Antropologia e Ciências Jurídicas, bem como as reflexões de teóricos das áreas mencionadas como forma de discussão, tendo sido feita uma revisão bibliográfica. Conclui-se que a Ciência Jurídica necessita de uma adaptação diante do avanço das tecnologias digitais e dos novos meios de comunicação, criando, desta forma, alternativas que tragam o equilíbrio das relações que dizem respeito ao Direito na sociedade contemporânea.
Descrição: SILVA, Lincoln Ferdinand Oliveira. Comportamento dos nativos digitais e cibercultura: novos paradigmas da proteção jurídica dos direitos autorais. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2866
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lincoln Ferdinand Oliveira Silva.pdfLincoln Ferdinand Oliveira Silva804.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.