Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2868
Título: O processo administrativo disciplinar e o direito à defesa: um olhar reflexivo à luz da carta magna brasileira
Autor(es): Lins, Jorge Luiz de Lira
Palavras-chave: Direito administrativo
Processo administrativo disciplinar
Direito à defesa
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: O presente artigo discorre sobre o Processo Administrativo Disciplinar, um instrumento de apuração e punição de faltas graves dos servidores públicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da administração. A pesquisa objetivou de forma geral levantar um estudo bibliográfico sobre a aplicação do direito à defesa no Processo Administrativo Disciplinar de acordo com a Constituição Brasileira de 1988. E, especificamente, identificar as fases do processo conforme o Artigo 151 da Lei 8.112/1990; apresentar os fundamentos jurídicos do processo administrativo disciplinar, dispostos nas Leis 8.112/90 e 9.784/1999 e descrever como a lei assegura aos acusados o direito da ampla defesa. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e baseou-se em levantamento teórico por meio de leituras em obras de autores que abordam esse tema. Os resultados apontam que o processo administrativo disciplinar afigura-se como instrumento hábil, regulado pelo Direito Administrativo e pelas normas constitucionais aplicáveis à espécie, capazes de apurar a ocorrência de tais irregularidades cometidas pelos servidores públicos no âmbito do Poder Público. Concluindo-se, portanto, que no Processo administrativo Disciplinar a defesa não se restringe a uma parte só, deve perpassar todo processo e conter todos os elementos que proporcionam ao acusado a sua ampla defesa.
Descrição: LINS, Jorge Luiz de Lira. O processo administrativo disciplinar e o direito à defesa: um olhar reflexivo à luz da carta magna brasileirae. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2868
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge Luiz de Lira Lins.pdfJorge Luiz de Lira Lins112.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.