Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28699
Título: | O trabalho do professor de inglês em formação inicial: uma análise das atividades de estagiários a partir da teoria do interacionismo sociodiscursivo |
Autor(es): | Silva, Jackeline |
Palavras-chave: | Trabalho docente Formação docente Estágio supervisionado Sequência didática |
Data do documento: | 6-Set-2022 |
Resumo: | Tendo em mente que ao realizar uma atividade de trabalho seja necessário considerar algumas regras e/ou normas, o professor, no cumprimento do seu fazer docente, também necessita se adequar ao que é posto, objetivando desenvolver a sua prática alinhada às diversas relações sociais que circundam o seu trabalho. Essa concepção de trabalho docente é um dos pontos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e se define por meio de cinco elementos constitutivos, que são eles: Mobilização do Ser Integral, Criação do Meio, Orientação de Projeto de Ensino, Interação com Diferentes Outros e Utilização de Instrumentos. Assim sendo, nosso objetivo geral é discutir o trabalho docente na formação docente inicial, especificamente no âmbito das experiências do Estágio Supervisionado por meio de Sequências Didáticas (SDs), a partir da perspectiva do ISD por meio de uma pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica. Como objetivos específicos, tem-se: (i) revisitar aportes teóricos sobre o trabalho docente, a formação docente inicial e o Estágio Supervisionado e SD; e, (ii) investigar questões que permeiam a relação entre trabalho docente e a formação inicial no escopo do estágio por meio da análise de TCCs. Como suporte teórico, incluímos discussões de Machado, et al., (2007), Machado et al., (2011), Medrado e Pérez (2011) ao tratar de questões que envolvem o trabalho docente na perspectiva do ISD; Pimenta (1999), Corte e Lemke (2015), Pimenta e Lima (2004) e Baldo (2010), ao tratar da formação docente inicial e do Estágio Supervisionado; por fim, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2005), Brocardo e Costa-Hübes (2008) e Cristóvão (2009) ao discorrer acerca da SD e do professor em formação inicial. Os resultados de nossa pesquisa apontam que na formação inicial docente, particularmente no âmbito do Estágio Supervisionado, é possível observar a realização do trabalho docente na perspectiva do ISD, uma vez que ao longo das atividades do componente curricular, o professor em formação inicial poder tomar ações ‒ seja na produção ou aplicação de Sequências Didáticas ‒ que possam indicar algum dos elementos constitutivos do trabalho do professor. Deste modo, observa-se a relevância de Estágios Supervisionados nas licenciaturas, pois estes permitem uma aproximação significativa do professor em formação inicial com o seu futuro ambiente de trabalho. |
Descrição: | SILVA, J. O trabalho do professor de inglês em formação inicial: uma análise das atividades de estagiários a partir da teoria do interacionismo sociodiscursivo. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28699 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JACKELINE SILVA.pdf | TCC - JACKELINE SILVA.pdf | 853.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Jackeline Silva.pdf | Termo de Depósito - Jackeline Silva.pdf | 600.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.