Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28808
Título: | Matemática, estratégia e estimulação: a utilização do bingo matemático como instrumento didático potencializador do cálculo mental |
Autor(es): | Silva, Larissa Felix da |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Cálculo mental Operações matemáticas Jogos Educativos |
Data do documento: | 15-Mar-2023 |
Resumo: | Observa-se como o ensino da Matemática perpassa por inovações e mudanças de ordem procedimental, sobretudo no sentido de ressignificar ideias, conceitos e estratégias didáticas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática formal escolar. Faz-se importante desconectar a percepção de que a Matemática é a disciplina mais difícil de todo o currículo escolar. Sendo assim, percebendo como o modelo tradicional de ensino matemático leva a uma desmotivação dos discentes nas aulas, é notório que a utilização de metodologias diferentes enfocadas em reacender a motivação e tornar os alunos mais ativos, participativos e construtores de seus conhecimentos trazem resultados positivos na aprendizagem Matemática. Pensando nestas metodologias, encontramos os jogos como recurso didático para vencer o estereótipo da aula de Matemática ser chata e transformá-la num ambiente onde os alunos são os sujeitos principais da construção do conhecimento, uma vez que, a dimensão lúdica dos jogos, por si só, já desenvolve diversas habilidades na criança, sejam elas: a criatividade, a memória, a autonomia para traçar estratégias de resoluções, dentre outras, que quando associadas ao ensino matemático tem finalidade de “resgatar” os alunos para as aulas. Este trabalho objetivou analisar e investigar como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento do cálculo mental. Para isso foi utilizado o jogo Bingo Matemático e aplicado um formulário sobre jogos num contexto geral e no contexto da pesquisa, em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental composto por 40 estudantes. A partir da análise dos dados e da visualização da turma pelo pesquisador, foi possível identificar o bloqueio que os professores possuem sobre a utilização deste recurso em suas aulas e também foi nítido como os alunos participam com afinco nas atividades propostas, ao modo que, vai se utilizando recursos diferentes dos habituais, onde com isso eles sentem-se motivados a vencer os desafios propostos. Por meio da pesquisa, foi possível enxergar também como os estudantes têm um domínio que é considerado insuficiente sobre as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão para nível de ensino que se encontram e as quais são primordiais na Matemática. Por outro lado, o jogo proposto contribui para o desenvolvimento/aprimoramento do cálculo mental na turma em questão, ao modo que, os estudantes tinham de buscar estratégias mentais de resolver as operações em um curto espaço de tempo, e isso, foi constatado na maioria das respostas do formulário. Deste modo, alcançando parcialmente seu objetivo geral. Portanto, verificou-se como metodologias diferentes conseguem tornar as aulas mais participativas e atraentes e acabam por influenciar no ensino e aprendizagem dos discentes. |
Descrição: | SILVA, L. F. Matemática, estratégia e estimulação: a utilização do bingo matemático como instrumento didático potencializador do cálculo mental. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28808 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Larissa Felix da Silva | TCC - Larissa Felix da Silva | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 267.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.