Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28821
Título: Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19
Autor(es): Soares, Vanda dos Santos
Palavras-chave: Práticas de linguagem
Ensino de LP
Estágio de Língua Portuguesa II
Pandemia
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: Diante das dificuldades impostas pela Covid-19, dentre elas o isolamento social, as instituições, de modo geral, a exemplo da escola e da universidade, procuraram estratégias para continuar suas atividades e, as aulas remotas se configuraram enquanto uma destas estratégias. Assim, na UEPB, no Curso de Letras do Campus III, o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, seguiu essa tendência. Nesse sentido, este trabalho objetivou apresentar e discutir algumas experiências didáticas (a partir dos gêneros textuais) realizadas durante o Estágio Supervisionado II, no contexto da pandemia de Covid-19. E para fundamentar esta pesquisa alguns pressupostos teóricos foram importantes: Pimenta e Lima (2012) e Zabalza (2014), no tocante ao Estágio Supervisionado; sobre o estudo dos Gêneros Textuais/Discursivos os estudos de Marcuschi (2010), Paula (2011), PCNs (1998) e BNCC. E no viés das práticas de linguagem e sequências didáticas os estudos de Antunes (2003), Alves (2013), Rouxel (2013), Galvão (2018) e Paiva (2010). Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, documental e pesquisa-ação. O objeto desta pesquisa foram as práticas de linguagem e o corpus da pesquisa foi o Relatório de Estágio Supervisionado II. Os resultados apontaram para a possibilidade de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mesmo em tempos adversos. E que o uso da tecnologia permitiu que as práticas de linguagem (leitura, produção de texto, gramática e oralidade) utilizadas durante as aulas na pandemia seguissem, com algumas diferenças e dificuldades, as práticas do modelo presencial de ensino de LP.
Descrição: SOARES, V. dos S. Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28821
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanda dos Santos SoaresPDF - Vanda dos Santos Soares519.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito676.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.