Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28825
Título: A inteligência artificial como instrumento de celeridade das demandas judiciais no poder judiciário brasileiro
Autor(es): Lima, Vitor Augusto Pereira
Palavras-chave: Poder judiciário
Inteligência artificial
Celeridade processual
Data do documento: 13-Nov-2020
Resumo: Com a gradual utilização da inteligência artificial (IA) nos tempos atuais, bem como a grande quantidade de processos, e a demora para elucidação dessas demandas, os tribunais do país vêm buscando o uso de novas tecnologias, como a IA, para a aceleração e resolução das demandas judiciais. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a utilização da inteligência artificial como instrumento de elucidação de casos e de diminuição do grande volume das ações judiciais no sistema jurídico brasileiro, contribuindo, portanto, para a celeridade da prestação jurisdicional. Como objetivo específico busca-se caracterizar o conceito de inteligência artificial, identificar os tribunais que fazem o uso desta e mostrar os resultados de seu uso na prática. Justifica-se o tema por sua atualidade e relevância, tendo em vista que o uso da tecnologia sempre acarreta impactos que devem ser objeto de reflexões. Para tanto o presente trabalho terá como fonte de investigação instrumentos documentais e bibliográficos, sendo o tipo da metodologia da pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. É de grande relevância observar as novas tecnologias e poder ver suas aplicações no ramo do Direito, para que assim cada vez mais essas tecnologias possam auxiliar os grandes impasses e complicações existentes nos tribunais, bem como no meio jurídico.
Descrição: LIMA, Vitor Augusto Pereira. A inteligência artificial como instrumento de celeridade das demandas judiciais no poder judiciário brasileiro. 2020. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28825
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VITOR AUGUSTO PEREIRA LIMA.pdfTCC - VITOR AUGUSTO PEREIRA LIMA.pdf860.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf908.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.