Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28919
Título: As abordagens policiais como reflexo do racismo estrutural
Autor(es): Santos, Mariane Oliveira Carneiro dos
Palavras-chave: Abordagem policial
Racismo estrutural
Artigo 244
Código de processo penal
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente Artigo objetiva analisar as abordagens policiais como reflexo do racismo estrutural. As abordagens policiais, que têm amparo no artigo 244 do Código de Processo Penal, são uma das mais importantes ferramentas operacionais de responsabilidade da polícia no país. Portando-se tanto como uma peneira para a atuação de outras instituições do sistema de justiça criminal, mas também é considerada o imprescindível instrumento de controle de ações criminosas e de preservação da ordem social. Nesse sentido, o questionamento basilar é: historicamente são as abordagens policiais, em sua maioria, reflexo do racismo estrutural que opera no Brasil? Para esse fim, expõe-se um breve histórico da polícia no Brasil e da Abordagem Policial, evidenciando que desde o advento porta-se como instrumento de discriminação. Sucedido por uma discussão acerca do conceito de racismo estrutural, da existência da seletividade penal e do artigo 244 do Código de Processo Penal. Por fim, analisou-se os dados dos anuários brasileiro de segurança pública e do relatório Por Que Eu? do DATA_LABE. Os métodos utilizados são método hipotético-dedutivo, anseia-se provar a hipótese levantada na pesquisa, fazendo uso das pesquisas exploratória e explicativa quanto aos fins, e as pesquisas bibliográfica, documental e de casos concretos, quanto aos meios. Deduz-se que, em não raros casos, as abordagens policiais retratam quão racista e discriminatórias é o trato para com as pessoas pretas e revelam a presença do racismo estrutural, portando-se como fonte segregadora e preconceituosa em meio ao Estado Democrático de Direito em que vivemos.
Descrição: SANTOS, Mariane Oliveira Carneiro dos. As abordagens policiais como reflexo do racismo estrutural. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28919
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito245.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Mariane Oliveira Carneiro dos SantosTCC - Mariane Oliveira Carneiro dos Santos1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.