Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28942
Título: Estudo comparativo das propriedades de bentonitas ativadas na região de Boa Vista- PB
Autor(es): Araújo, Rosilene Mayara
Palavras-chave: Bentonitas
Argila
Extração de argila
Extrusão
Data do documento: 19-Mai-2022
Resumo: A bentonita está entre os grandes minerais usados pelas indústrias por ser uma argila muito versátil e com propriedades únicas como plasticidade, viscosidade, tixotropia e elevada capacidade de troca catiônica, as quais possibilitam uma grande variedade de aplicações industriais. O estado da Paraíba é responsável pela maior produção de bentonita nacional, proveniente de um dos maiores depósitos de bentonita existentes no Brasil, localizada no município de Boa Vista. No entanto, as bentonitas encontradas no país são do tipo argilas cálcicas, as quais necessitam de ativação, ou seja, a adição de barrilha ao minério. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo comparativo mediante análise das propriedades físico-químicas das argilas montmorilonítias processadas via laminação e via extrusora através de ensaios de umidade, granulométrica, inchamento, analise de azul de metileno pelo método do pirofosfato de sódio, resistência a compressão a verde, resistência a tração a úmido, viscosidade e filtrado, visando o cumprimento das especificações. Mediante os resultados das análises, observou-se que o processamento por meio da extrusão confere melhorias as propriedades analisadas as argilas bentoníticas e o cumprimento das normas, garantindo o fornecimento de um material de qualidade ao mercado consumidor.
Descrição: ARAÚJO, Rosilene Mayara. Estudo comparativo das propriedades de bentonitas ativadas na região de Boa Vista - PB. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28942
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosilene Mayara AraújoTCC - Rosilene Mayara Araújo627.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito327.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.