Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28962
Título: | Arte e cultura nordestina: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Barros, Danielle da Silva |
Palavras-chave: | Cultura Manifestação cultural Arte Diversidade cultural |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Resumo: | Este artigo visou relatar um trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula vivenciado com a arte e a cultura nordestina que objetivou contribuir para a socialização, a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar e as implicações que a escola e professores enfrentam, para incluir a diversidade cultural, tanto no currículo, como em suas práticas em sala de aula. O estudo de campo ocorreu em uma escola particular da cidade de Campina Grande/PB com discentes da turma do 4º ano, entre 8 e 9 anos, do turno manhã e tarde, durante o período de maior festividade junina, junho de 2022. A referente pesquisa possui uma abordagem qualitativa para a formulação de dados e aprofundamento teórico de revisão bibliográfica que elenca alguns estudiosos importantes dentre eles: Arroyo (2013), Buoro (2000), Barbosa (2015), Ferraz (2010), Konder (2002), Macedo (2014). Os objetivos específicos desta pesquisa consistem em: 1. Debater os conceitos de arte e cultura; 2. Analisar a implementação do ensino de Arte proposto pela BNCC; 3. Desenvolver, através do ensino de Arte, habilidades e competências almejadas pela BNCC; 4. Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina; 5. Favorecer o desenvolvimento do sentimento de pertença ao grupo social e cultural nordestino; 6. Motivar os educandos, através da arte, ao reconhecimento e resgate de suas raízes nordestinas. O trabalho desenvolvido foi de grande importância porque possibilitou que os (as) alunos (as) pudessem explorar a riqueza das manifestações culturais por meio de expressões artísticas, estudando-se elementos históricos de origem e ancestralidade e, assim se apropriando da história de sua região e compreendendo a origem de seus hábitos e costumes, com foco no desenvolvimento da tolerância ao diferente, valorização das raízes e reforço à autoestima e identidade de cada um. |
Descrição: | BARROS, D. S. Arte e cultura nordestina: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2022. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28962 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusão - pedagogia.pdf | DANIELLE DA SILVA BARROS | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 182.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.