Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28986
Título: Abordagem montessoriana: contribuições para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar
Autor(es): Borges, Layane Pessoa
Palavras-chave: Abordagem Montessori
Criança
Desenvolvimento infantil
Educação
Ambiente escolar
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: A Abordagem Montessorina foi desenvolvida pela italiana Maria Montessori, conhecida no mundo todo por suas contribuições, especialmente, para o entendimento da infância, considerando o seu desenvolvimento natural. Em relação ao processo educacional, desenvolveu um método educativo embasado nas suas ideias e estudos, o chamado método Montessori. É nisto que consiste o seu método: a criança como centro e sua relação com o ambiente construindo o seu desenvolvimento. Partindo disso, essa pesquisa reconhece as contribuições da abordagem montessoriana, assim como seus benefícios para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. Para esta finalidade pautamos nossa metodologia inicialmente em compreender o percurso histórico de Maria Montessori, baseado em um breve estudo bibliográfico. Posteriormente, nos dedicamos a compreensão de suas ideias e abordagem. Por fim, buscamos a análise da teoria em prática, sendo, para isso, feito uma pesquisa de observação em uma escola de abordagem montessoriana, na cidade de Campina Grande. Para melhor compreensão, se fez necessário, também, a aplicação de um questionário com professores da mesma instituição com a finalidade de reconhecer, pautados na prática, de que forma o método Montessori auxilia o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. As observações e resultados obtidos foram analisados como estudo de caso. Através deste, foi possível observar a importância de uma pedagogia que traga a criança ao centro, reconhecendo sua importância, e ainda identificando as consequências dessa abordagem no desenvolvimento das crianças.
Descrição: BORGES, L. P. Abordagem montessoriana: contribuições para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28986
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layane Pessoa Borges.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF Termo de depósito.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.