Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thainara Patrícia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T01:02:10Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T01:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28996 | - |
dc.description | SANTOS, T. P. S. Educação para as relações étnico-raciais na formação de uma professora da educação básica: um relato autobiográfico. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, sob vários enfoques, a Educação Étnico-racial tem se tornado uma temática relevante no contexto das discussões sobre formação de professores, justamente pelos desafios e silenciamentos desse tema nas escolas. Graças ao movimento negro e aos negros¹ em movimento de luta decolonial, a educação brasileira passa por processos de mudanças. No campo da legislação educacional, podemos citar, por exemplo, a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) e seu impacto na Educação nos últimos 20 anos. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar um relato autobiográfico sobre o processo de escolarização de uma professora negra em formação, visando problematizar a importância das Educação das relações étnico raciais nesse contexto. Assim, este trabalho é pautado na linha de pesquisa autobiográfica que contempla a memória docente como forma de reflexão para desenvolvimento acadêmico-profissional. Para tanto, apresentamos uma breve revisão teórica abordando alguns aspectos históricos e dispositivos legais que normatizam o ensino-aprendizagem da cultura afro-brasileira e a educação étnico racial no contexto escolar, com base em autores como Oliveira (2021), Reis e Andrade (2018); Rocha (2019), Silva (2007) Soares, Rodrigues e Martins (2019), dentre outros. O relato autobiográfico encontra-se organizado em função da Escolarização de uma menina negra na escola e da Formação de uma professora negra. Conclui-se que para avançar na compreensão do desenvolvimento da política antirracista na educação por meio da implementação da Lei 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, conhecer seus limites, saber ações e opiniões de gestores, docentes e estudantes, faz-se necessário mapear e analisar as práticas pedagógicas que vêm sendo realizadas nas escolas e nas universidades, sendo importante ouvir os principais sujeitos desse processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Educação para as relações étnico-raciais na formação de uma professora da educação básica: um relato autobiográfico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - THAINARA PATRÍCIA PDF.pdf | TCC - THAINARA PATRÍCIA | 357.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO PDF.pdf | TERMO DE DEPÓSITO. | 75.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.