Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29049
Título: Utilização de metodologias ativas para compreensão da temática polímeros
Autor(es): Barbosa, Aldemir Brito
Palavras-chave: Educação Química
Mapa mental
Gamificação
Data do documento: 24-Mar-2023
Resumo: O trabalho intitulado utilização de metodologias ativas para compreensão da temática polímeros abordou um estudo sobre o uso das metodologias ativas mapa mental e gamificação em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo da cidade de Queimadas-PB. O trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a aplicação de metodologias ativas como o mapa mental e a gamificação no ensino dos conceitos de polímeros, o aporte teórico para o mapa mental foi o autor Buzan, ele sinaliza que a partir do mapa mental é possível organizar os conceitos para uma melhor compreensão do assunto, neste contexto, é possível inserir a gamificação na perspectiva de avaliar os conceitos estudados em aula. Evidencia-se que as metodologias foram de suma importância para a compreensão dos conceitos, pois foi evidente nos comentários dos alunos que os mesmos afirmaram eficácia das metodologias utilizadas, pois foi perceptível a diferença das metodologias sendo bem diferenciadas pelos alunos, pois segundo eles, a metodologia aplicada foi de grande importância para a compreensão do conteúdo, bem como possibilitou os estabelecimento de vínculo entre professor e aluno fortificando ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância e empenho do professor em cada vez mais procurar metodologias que melhor atendam os alunos nos conteúdos de química.
Descrição: BARBOSA, Aldemir Brito. Utilização de metodologias ativas para compreensão da temática polímeros. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29049
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aldemir Brito Barbosa.pdfTCC - Aldemir Brito Barbosa866.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito218.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.