Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29145
Título: A máquina eletrostática de Hauksbee: Possibilidades para o ensino de Física
Autor(es): Araújo, Juliana Shirley Mamede
Palavras-chave: Ensino de Física
Abordagem Histórica investigativa
Máquina Eletrostática
Francis Hauskbee
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A história da ciência no ensino pode ser introduzida de diferentes maneiras, sendo sua associação com a experimentação uma delas. Neste trabalho, apresentamos a descrição e funcionamento da máquina eletrostática de Hauksbee e analisamos alguns dos seus experimentos no intuito de entender quais as questões discutidas por ele e suas conclusões. Na sequência apresentamos algumas possibilidades para que professores possam elaborar uma aula com abordagem histórica-investigativa. Pudemos observar que o episódio da máquina eletrostática tem um grande potencial didático para construção de problemas investigativos por estabelecer processos experimentais bem estruturados e sua relação com as teorias vigentes por ele utilizadas. Portanto, o professor que venha a utilizar essa pesquisa poderá explorar questões conceituais e experimentais em suas aulas de física.
Descrição: ARAÚJO, Juliana Shirley Mamede. A máquina eletrostática de Hauksbee: Possibilidades para o ensino de Física. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29145
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Shirley Mamede Araújo.pdfTCC - Juliana Shirley Mamede Araújo775.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito382.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.