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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29145
Título: | A máquina eletrostática de Hauksbee: Possibilidades para o ensino de Física |
Autor(es): | Araújo, Juliana Shirley Mamede |
Palavras-chave: | Ensino de Física Abordagem Histórica investigativa Máquina Eletrostática Francis Hauskbee |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Resumo: | A história da ciência no ensino pode ser introduzida de diferentes maneiras, sendo sua associação com a experimentação uma delas. Neste trabalho, apresentamos a descrição e funcionamento da máquina eletrostática de Hauksbee e analisamos alguns dos seus experimentos no intuito de entender quais as questões discutidas por ele e suas conclusões. Na sequência apresentamos algumas possibilidades para que professores possam elaborar uma aula com abordagem histórica-investigativa. Pudemos observar que o episódio da máquina eletrostática tem um grande potencial didático para construção de problemas investigativos por estabelecer processos experimentais bem estruturados e sua relação com as teorias vigentes por ele utilizadas. Portanto, o professor que venha a utilizar essa pesquisa poderá explorar questões conceituais e experimentais em suas aulas de física. |
Descrição: | ARAÚJO, Juliana Shirley Mamede. A máquina eletrostática de Hauksbee: Possibilidades para o ensino de Física. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29145 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
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